quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Síndrome dos Orkutholics

Ainda não há esperança de solução viabilizada na medicina para a cura de uma nova síndrome que ameaça a juventude brasileira. Os Orkutholics, viciados em Orkut que enviam mensagens até pelas madrugadas, permanecendo horas à fio grudados nas telas de seus computadores pessoais, relevando até mesmo, necessidades básicas, tais como a fome, a sede, a vontade de ir ao banheiro e o sono. O Infectologista M.D House sugeriu que tal comportamento obssessivo poderia ser causado pela contaminação de um novo tipo de vírus, sugerindo uma modalidade de "virus psicológico" ou um comportamento que gera uma patologia análoga a um comportamento paranóico, que a semelhança de um vírus, se espalha e contamina a maioria dos participantes. O Orkut é uma comunidade de relacionamentos que permite o envio de fotos e textos, assim como a participação em comunidades criadas pelos proprios membros, a maioria delas de nomes inusitados:

"Eu durmo na sala de aula"
"Eu vivo com marcianos"
"Meus pais são extraterrestres"
"Meu cachorro pensa que é gente"
"Eu adoro piadas sem graça"
"Frases sobre o Chuck Norris"
"Já tomei banho de chuva"
"Eu canto errado em japonês"

Assim por diante. Cientistas do mundo todo tem se debruçado sobre as razões que produzem a Síndrome dos Orkutholics e debatem entre si as formas de conter o avanço da epidemia.



Na foto acima, podemos divisar o semblante de três jovens que foram levados emergencialmente a um acampamento de jovens, onde ficaram sem contato com a internet, num programa de desintoxicação. Até agora experiências como essa não têm comprovado resultados satisfatórios.

Os sintomas básicos da síndrome:

- Olhos vermelhos causados pela luta intensa contra o sono, para tentar responder as mensagens enviadas pela rede de amigos
- Interesse obsessivo na hegemonia de comunidades, alguns chegam a possuir mais de 2000 comunidades, numa espécie de disputa entre os viciados para ver quem sobrepuja número de comunidades à qual pertencem.
- Interesse obsessivo pela hegemonia de "scraps" ou número de mensagens. Os membros se orgulham demasiadamente do número de mensagens recebidas; isso gera um certo "status" do Orkutiano, que pode gerar uma disputa entre os usuários em busca desta situação inusitada.
- Inclusão generalizada de amigos de amigos - Os cientistas ainda não compreendem perfeitamente o mecanismo por detrás deste fenômeno.
- Necessidade compulsiva de recepção de mensagens dos outros membros da comunidade. Estudos academicos sobre "Si, estoy só nuevamente" - do premio nobel de literatura Pablo Juarez Cervantes de Bragança y Guapo assim como "Ensaio sobre solidão" - da escritora russa Anastácia Alexandrovna, enfocam essa necessidade de ser lembrado, procurando trazer alguma luz sobre esse estranho comportamento.


Medidas preventivas até o momento que surtem os melhores efeitos são:
- Ordens diretas de autoridade paterna: - DESLIGA ESSE COMPUTADOR AGORA .
- Resgate da influência do computador através de convites de amigos - Nesse último caso o uso da força bruta pode se fazer necessário, além de horários apertados e compromissos assumidos pelos Orkutianos para com o "grupo de resgate"
- Perda do Hard Disk. Recurso caro, normalmente acidental, mas que surte efeito até por várias semanas. Em famílias de classe me´dia alta, tal medida pode não surtir o efeito desejado pela capacidade de rápida substituição do equipamento.
- Chamadas de telefones celulares - Podem ajudar, mas não são eficazes para o útimo grau da síndrome em que os membros atendem ao celular segurando-o entre o pescoço e o ombro para que as mãos fiquem livres para teclar "scraps", podendo ainda causar forte torcicolo.
- Orientação pastoral - Surte efeito durante o instante da pregação, mas ao anoitecer já há indícios do retorno da síndrome.

Até agora a única resposta para a síndrome que tem mostrado resultados eficazes, apesar de não haver explicação científica para o fato, é a oração da fé, feita por amigos daqueles que estão sobre efeito da síndrome. A oração da fé, conforme consta em alguns textos do livro denominado "Escrituras" pelo povo judeu e conhecido no nosso país pelo nome de "Bíblia" é uma forma profunda confiança mística em que o poder Deus transformará o coração do Orkutiano contaminado, mudando alguns aspectos espirituais que podem ser a real causa da dita síndrome. Os adeptos dessa teoria acreditam que suas palavras são ouvidas por Deus e que o próprio Deus as considerará, atendendo, segundo afirmam, à "promessas" diversas feitas concedidas ao homem de realizar obras, operações, sinais, prodígios, transformações espirituais e todas sorte de bençãos a partir de súplicas, intercessões, orações e petições, estando essas "promessas" espalhadas por todo o texto sagrado.


Do correspondente de informática da Welington Corporation para a Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário